Todo Início do ano somos bombardeados por aumento nas despesas fixas em um curto espaço de tempo. Sendo empresário ou não, estas despesas estão presentes nas nossas vidas afetando tanto as pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Entende-se por Despesa Fixa uma despesa que acontecerá todo mês, independentemente de você ou sua empresa produzirem ou não. O fato de ser fixa não significa que o valor é fixo, o valor pode variar, mas o compromisso de pagá-la não. Um exemplo disso é conta de energia ou a de água, as duas são Despesas Fixas, mas nem por isto sua empresa paga o mesmo valor todo mês.
No âmbito de pessoa física, de acordo com a última pesquisa de orçamentos familiares publicado pelo IBGE, período 2017-2018, as 3(três) despesas fixas que mais pesam no orçamento dos brasileiros são: Habitação com 36,6% (sendo que 16,5% desta despesa corresponde a gasto com energia elétrica); Transporte com 18,1%; e Alimentação com 17,5%. Já nas empresas temos 3 grandes grupos de despesas fixas: Despesas administrativas; Despesas com pessoal; e Despesas Financeiras. E de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae de Mato Grosso no ano passado, a maior despesa fixa identificada foi a despesa com pessoal (com 34,28%). É lógico que no caso das empresas, a relação dessas despesas variam muito de acordo com o setor de atividade, a natureza do negócio e o porte da empresa.
É muito importante, principalmente no início de cada ano, o estreito gerenciamento dessas despesas, tanto pelas pessoas físicas quanto pelas jurídicas, notadamente diante do atual cenário no qual vivemos. Merece destaque as despesas com energia elétrica que tem aumentado significativamente. VOCE SABIA? Segundo pesquisa da agência nacional de energia elétrica em 2019, nos últimos 18 anos acumulamos um aumento de 230% na tarifa média de energia elétrica, enquanto a inflação nesse mesmo período acumulou 189%. Sabe o que significa? Significa que a energia elétrica está ficando cada vez mais cara, em níveis bem superiores ao da inflação. O que não é nada bom, principalmente para empresas que fazem parte de setores de mercado que são altamente dependentes dela, é o caso do setor industrial onde essa despesa pode representar até 40% do seu custo de produção.
Por isso, é importante analisar e gerenciar essas despesas para que o seu orçamento doméstico tenha mais equilíbrio em 2021 e sua empresa mais eficiência para geração de resultados positivos no ano que se inicia. Então reduzir suas despesas fixas é a palavra de ordem!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]