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A imensa quantidade de livros, sites e outras fontes disponíveis para quem busca informações sobre como elaborar um plano de negócios, sinaliza a importância desse instrumento atualmente para empreender.

No que se refere ao conteúdo, basta enumerar os pontos essenciais – aqueles que, por serem impulsionadores de valor não podem faltar: análise da oportunidade de valor, estratégia de negócios e vantagem competitiva, equipe experiente e estrutura adequada, controle dos recursos de capitais essenciais, estratégia de entrada e de captação de clientes, estratégia de marketing e de vendas, estratégia de crescimento, estratégia de trabalho em rede, sólida estratégia financeira e estratégia de saída viável.

Mas, por que até quem planeja tudo em detalhes pode fracassar? Todas as oportunidades envolvem promessas, porém também vulnerabilidades que nenhum PN, por melhor que seja, consegue simular. Por isso, o que o plano deve comprovar é que o empreendedor não ignora os aspectos positivos nem os negativos.

Vale a pena relembrar uma frase do general americano Dwight Eisenhower“Os planos têm pouco valor; o que importa é planejar”.

Costuma-se dizer que empreender no Brasil é o mesmo que dirigir em alta velocidade por uma estrada coberta de gelo.

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