[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” custom_padding=”0px|||||”][et_pb_row _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default”][et_pb_text _builder_version=”4.6.5″ _module_preset=”default” custom_margin=”-4px|||||”]
Uma empresa que deseja crescer não pode abrir mão de um bom planejamento financeiro. E quando falamos de “bom” não implica dizer complexo. Significa dizer suficiente para que a empresa possa conhecer sua realidade financeira não só para a tomada de decisão em tempo hábil, como para realização de projeções e estabelecimento de metas.
Na verdade, o planejamento financeiro deve existir desde a implantação da empresa, independente do seu porte. E daí por diante deve ser uma rotina no seu negócio. Ele não é uma ferramenta de gestão empresarial engessada, pois precisa ser feito e revisto periodicamente. Normalmente, ele é parte integrante do planejamento estratégico da sua empresa e deve ser feito, minimamente no início de cada ano e acompanhado por todo o exercício, e até ajustado quando se fizer necessário.
Enquanto o Planejamento Estratégico facilita a gestão da empresa, auxiliando na definição de objetivos e nas estratégias para alcança-los, o Planejamento Financeiro remete para a previsão de receitas e despesas, ou seja, como uma empresa terá recursos para atingir os seus objetivos estratégicos, sendo esta uma forte ferramenta para a tomada de decisões.
Se você ainda não faz nenhuma forma de planejamento comece imediatamente, pois provavelmente, sem isso, sua empresa não cresce e, ainda pode não resistir, a soluços da economia, muito menos a situações inesperadas como o atual caso da pandemia.
Um bom começo para os iniciantes pode ser, entre outros:
- criar rotina de registro/anotação e de acompanhamento de despesas e receitas;
- ter disciplina diária;
- não misturar despesas pessoais com despesas do negócio;
- adotar uma ferramenta de controle e acompanhamento, seja um livro caixa, uma planilha excel ou um sistema de gestão financeira;
- administrar seu fluxo de caixa
- avaliar se a precificação dos seus produtos e serviços está adequada;
- analisar e cortar gastos desnecessários e revisar sempre custos e despesas, principalmente no processo produtivo;
- ter reservas de caixa para períodos de contingências e investimentos;
- dispor de limites aprovados para empréstimos em entidades com melhores condições de crédito, para cobertura de possíveis déficits de caixa ou necessidade de investimentos;
- buscar sempre inovar em processos, produtos e serviços; e
- analisar cenário atual e projetar cenários diferentes;
Um dos principais benefícios que sua empresa terá com o planejamento financeiro será a disponibilidade de dados e números concretos para a tomada de decisão em tempo real. E com isso vem a possibilidade de aumentar sua receita, saber quando e onde deve cortar despesas, momento oportuno de captar recursos, ajustar seus preços ou expandir seu negócio.
Muitas empresas e empresários, pelos mais diversos motivos, podem se encontrar em situação de muita ou até total desorganização financeira por falta de um planejamento. E muitas vezes, sozinho não consegue. Neste caso, não hesite em solicitar ajuda e procurar uma consultoria especializada no assunto para organizar sua empresa e, posteriormente você ou alguém da sua equipe dá continuidade de forma mais prática e sistemática.
Não esqueça: O Planejamento Financeiro ou a falta dele pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso da sua empresa.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]